Colonização
Introdução
Colonização é o ato de tornar um território sua colônia, ocupando-o e administrando-o. No jogo, é o ato de encontrar um espaço vazio numa ilha e criar uma cidade no local, ocupando tal espaço.
Muitos preferem colonizar outras ilhas, para obter um recurso de luxo (Mármore, Vinho, Cristal, Enxofre) diferente do que já podem colher em sua própria ilha. Cada colônia é, no início, igual a Capital. Quando você cria uma colônia, o único edifício que já vem construído é a Câmara Municipal. Como essa colônia é uma nova cidade do teu império, você poderá utilizá-la do mesmo modo que utiliza a capital, podendo também usufruir dos recursos presentes na ilha.
Pesquisas e melhorias comunitárias, como as da oficina, são válidas para todas as cidades de seu império.
Muitos preferem colonizar outras ilhas, para obter um recurso de luxo (Mármore, Vinho, Cristal, Enxofre) diferente do que já podem colher em sua própria ilha. Cada colônia é, no início, igual a Capital. Quando você cria uma colônia, o único edifício que já vem construído é a Câmara Municipal. Como essa colônia é uma nova cidade do teu império, você poderá utilizá-la do mesmo modo que utiliza a capital, podendo também usufruir dos recursos presentes na ilha.
Pesquisas e melhorias comunitárias, como as da oficina, são válidas para todas as cidades de seu império.
Requisitos | Custos e Pesquisas
Para liberar a colonização, antes é preciso realizar a pesquisa "Expansão":
Realizada a pesquisa, já é possível construir um Palácio, o edifício chave para realizar a colonização.
Custos para a construção de um Palácio:
- (madeira): 712
Construído o Palácio, você já pode iniciar o processo de expansão do seu império.
Notas:
- O n. de colônias que você pode fundar é limitado pelo nível do seu Palácio. Por exemplo, para estabelecer a sua 1ª colonia você precisa de um Palácio Nível 1 e depois para fazer a sua 2ª colonia seu Palácio deve ser expandido para o Nível 2, assim por diante;
- O nível máximo do Palácio é o 11, portanto seu império terá no máximo 12 cidades (1 capital + 11 colônias).
Custos para a fundação de uma colônia:
- (cidadãos): 40
- (ouro): 9000
- (madeira):1250
- (Barcos de Comércio/Navios Mercantes Fenícios): 3
Fazendo escolhas
Mesmo com os recursos prontos, é importante observar alguns fatores para a colonização:
Baseado nesse parágrafo, foi elaborada a seguinte sequência lógica* de colonização:
* As sequências apresentadas a seguir são apenas sugestões. Estratégia é própria de cada um, siga a ordem que achar melhor para seu império.
Com todos os recursos necessários devidamente preparados e a ilha a ser colonizada em mente o processo de colonização já está pronto para o próximo passo, como colonizar.
- Corrupção: Estabelecer uma nova colônia gera corrupção nas outras colônias (não na capital), portanto é altamente recomendável nivelar todas as Residências do governador em relação ao Palácio antes de criar a nova colônia, ou seja, todos no mesmo nível, pois assim a única cidade com corrupção será a nova colônia, algo inevitável;
- Recursos: O máximo de recursos que uma cidade nível 1 comporta é de 1500 de cada bem (madeira + bens de luxo), deste modo além dos 1250 de necessários á construção da nova colônia, você poderá enviar 1500 peças dos outros materiais (, , e );
- Distância: Tente colonizar espaços próximos a sua capital, pois isso facilitará a transferência de recursos entres as cidades. Além disso, se suas cidades forem muito afastadas entre si, na hora de defendê-las de ataques inimigos, o envio de tropas e frotas será demorado;
- Aliança: Assim como é importante manter suas cidades próximas, a presença de membros da aliança na sua ilha, ou ao seu redor é imprescindível. Conseguirão se ajudar em casos de ataque e facilitará o desenvolvimento de estratégias em grupo;
- Níveis de recursos e Outros jogadores na ilha:
Existem 6 tipos básicos de ilha na hora de avaliar se será ou não vantajoso colonizá-la:- lha bastante povoada e com mina/serralheria em nível alto: Ideal para a colonização, pois o fato de ser bem habitada e possuir níveis altos de serralheria/mina demonstra que os jogadores são comprometidos com o bom andamento da produção por hora;
- Ilha bastante povoada e com mina/serralheria em nível baixo: Não representa uma boa escolha, pois apenas demonstra que os os jogadores que ali habitam não se preocupam em evoluir seus fornecedores de madeira e bens de luxo;
- Ilha pouco povoada e com mina/serralheria em nível alto: É interessante, pois os jogadores que tem cidades nessa ilha podem ser poucos, mas investem em evolução;
- Ilha pouco povoada e com mina/serralheria em nível baixo: Pior tipo de ilha. Deve ser colonizada apenas se não restar outra opção;
- Ilha desabitada e com mina/serralheria em nível alto: Geralmente quer dizer que existiram jogadores ali antigamente. Ideal para começar novas "comunidades", como por exemplo utilizando o sistema de Convidar amigos;
- Ilha desabitada e com mina/serralheria em nível baixo: Típica de início de servidor, ideal para começar.
- Monumentos: Cada monumento provê um efeito diferente. É importante verificar previamente qual o monumento da ilha escolhida para que futuramente não sejas surpreendido ou até mesmo lesado por ter escolhido erroneamente;
- Ilha correta: segundo a Ikapédia:
" A primeira coisa que você deve considerar é o tipo de recurso na ilha que você quer colonizar. Às vezes, isso dependerá de sua estratégia e estilo de jogo. Geralmente, mármore e vinho são as apostas mais seguras porque todo mundo precisa desses recursos. O mármore é especialmente valioso no início, devido à sua ampla utilização na construção de Edifícios. Você pode até considerar ficar com duas colonias de mármore antes de outros recursos, uma vez que você vai usar muito e é bastante fácil de trocar mármore para obter os outros recursos que você precisa. No entanto, é sensato ter uma colônia de vinho como a sua segunda (se não for a sua primeira), pois o comércio muitas vezes pode ser caro ou perigoso."
Baseado nesse parágrafo, foi elaborada a seguinte sequência lógica* de colonização:
* As sequências apresentadas a seguir são apenas sugestões. Estratégia é própria de cada um, siga a ordem que achar melhor para seu império.
- Se você iniciar em , faça e depois , pois assim terás vinho para abastecer o império e com o enxofre estará protegido de ataques inimigos;
- Se você iniciar em , faça e depois (ou porque você vai precisar dele para a Academia e Oficina);
- Se você iniciar em , faça e depois para garantir a evolução e o abastecimento do império;
- Se você iniciar em , em seguida , e logo depois disso, você vai precisar de e ;
- Se você iniciar em ou , outa opção é mudar para uma ilha de e abandonar sua capital original;
- A quarta cidade provavelmente deve ser em ou de (se você já tem colônia de ), pois é necessário sobretudo para construir Academias e níveis mais avançados do Palácio e Residência do Governador.
Com todos os recursos necessários devidamente preparados e a ilha a ser colonizada em mente o processo de colonização já está pronto para o próximo passo, como colonizar.
Colonizando
Para colonizar um espaço em uma ilha, é necessário seguir alguns passos:
1. Na tela inicial do jogo, selecione a aba "Mostrar Mundo":
2. Ao clicar nessa aba, você será direcionado a visão mundo, que é composta basicamente pela visão exterior de todas as ilhas do seu servidor:
3. Depois de procuram bem, escolha a ilha certa a ser colonizada. Já dentro da "Visão ilha", preste atenção aos seguintes aspectos:
Legenda | Circulado em:
4. Escolhido o espaço a ser colonizado, basta finalizar o processo.
5. Se tudo deu certo, a colonia estará em construção
1. Na tela inicial do jogo, selecione a aba "Mostrar Mundo":
Aba 'Mostrar Mundo' destacada
2. Ao clicar nessa aba, você será direcionado a visão mundo, que é composta basicamente pela visão exterior de todas as ilhas do seu servidor:
Exemplo de um pequeno arquipélago na Visão Mundo
3. Depois de procuram bem, escolha a ilha certa a ser colonizada. Já dentro da "Visão ilha", preste atenção aos seguintes aspectos:
Visão ilha
Legenda | Circulado em:
- Vermelho - Espaços comuns de colonização. podem ser colonizados por qualquer jogador que preencha os pré-requisitos de colonização. Cada ilha possui 16 desses espaços, sem exceção;
- Azul - Espaço Premium (pago) de colonização. Caracteriza o 17º espaço de colonização na ilha, representado pela bandeira com base diferenciada e chão de granito, diferentemente do chão de terra/areia dos outros espaços. Fora disso, ele não oferece nenhuma vantagem a mais em comparação aos outros espaços de construção.
- Custo para colonizá-lo: 220
- Custo para mover cidade: 320
- Laranja - Serraria e Mina da ilha (na ilha da imagem, a mina é um poço de enxofre, ou seja, mina de enxofre);
- Roxo - Monumento da ilha, no caso da imagem, Templo de Hefesto;
- Rosa - Ruína da torre ou Torre de Hélios (quando construída)
4. Escolhido o espaço a ser colonizado, basta finalizar o processo.
Tela de seleção dos recursos a serem enviados
5. Se tudo deu certo, a colonia estará em construção
Depois de fundar uma nova colônia | Edifícios-Chave
A nova cidade já poderá começar a ser utilizada assim que os barcos de comércio chegarem ao destino. Quando acontecer, você poderá colocar sua nova colônia para plena utilização. Lembre-se que a sua nova colônia não será 100% eficiente desde o início, uma vez que ela terá corrupção. Essa corrupção precisa ser controlada, e para que isso ocorra é necessário construir a Residência do Governador:
Reduz a corrupção na colônia. Ela chegará a zero quando o edifício estiver no mesmo nível do palácio da capital.
Mais informações a cerca do edifício, consulte → Residência do Governador
Mas, lembrando que o nível máximo de armazenagem de uma cidade nível 1 é de apenas 1500 de cada material, para evoluir a Residência, é necessário também a construção de um Armazém ou Depósito:
Ambos os edifícios aumentam a capacidade de armazenagem de recursos na nova colônia. O armazém guarda menos recursos, mas deixa uma parte deles a salvo de roubos, enquanto o Depósito armazena 4x mais que o anterior, mas não deixa nada a salvo. São importantes em uma nova colônia pois as evoluções da Residência do Governador demandam muitos recursos.
Consulte também:
É interessante deixar a coleta de recursos e a contratação de cientistas na academia para depois de controlar a corrupção. Seus cidadãos podem valer mais para a renda de 3 (sem penalidade da corrupção) do que na coleta de recursos ou a realização de pesquisa, onde eles podem sofrer uma punição severa na produtividade. Uma exceção pode ser se você é dependente do mercado para um item de luxo caro, o que está segurando o crescimento de sua outras cidades.
Conforme sua cidade vá amadurecendo e você comece a enviar trabalhadores para a mina e serralheria da ilha, lembre-se de doar madeira para evoluí-las de acordo com seu nível de uso, ou seus novos vizinhos podem ressentir-se com sua baixa doação.
Alguns edifícios são primordiais para que sua nova cidade prospere e torne-se produtiva:
Vale a pena construir uma Carpintaria na colônia recém criada e evoluí-la até o nível mais alto possível (32), pois assim você economizará uma grande quantidade de madeira enquanto estiver evoluindo outros edifícios importantes.
Mais informações a cerca do edifício, consulte → Carpintaria
Reguladores de satisfação de uma cidade. A presença de uma taberna e um museu evoluídos promoverá o crescimento da população e do rendimento de ouro.
Mais informações, consulte:
Residência do Governador
Reduz a corrupção na colônia. Ela chegará a zero quando o edifício estiver no mesmo nível do palácio da capital.
Mais informações a cerca do edifício, consulte → Residência do Governador
Mas, lembrando que o nível máximo de armazenagem de uma cidade nível 1 é de apenas 1500 de cada material, para evoluir a Residência, é necessário também a construção de um Armazém ou Depósito:
Armazém e Depósito
Ambos os edifícios aumentam a capacidade de armazenagem de recursos na nova colônia. O armazém guarda menos recursos, mas deixa uma parte deles a salvo de roubos, enquanto o Depósito armazena 4x mais que o anterior, mas não deixa nada a salvo. São importantes em uma nova colônia pois as evoluções da Residência do Governador demandam muitos recursos.
Consulte também:
É interessante deixar a coleta de recursos e a contratação de cientistas na academia para depois de controlar a corrupção. Seus cidadãos podem valer mais para a renda de 3 (sem penalidade da corrupção) do que na coleta de recursos ou a realização de pesquisa, onde eles podem sofrer uma punição severa na produtividade. Uma exceção pode ser se você é dependente do mercado para um item de luxo caro, o que está segurando o crescimento de sua outras cidades.
Conforme sua cidade vá amadurecendo e você comece a enviar trabalhadores para a mina e serralheria da ilha, lembre-se de doar madeira para evoluí-las de acordo com seu nível de uso, ou seus novos vizinhos podem ressentir-se com sua baixa doação.
Edifícios na nova colônia
Alguns edifícios são primordiais para que sua nova cidade prospere e torne-se produtiva:
Carpintaria
Vale a pena construir uma Carpintaria na colônia recém criada e evoluí-la até o nível mais alto possível (32), pois assim você economizará uma grande quantidade de madeira enquanto estiver evoluindo outros edifícios importantes.
Mais informações a cerca do edifício, consulte → Carpintaria
Taberna e Museu
Reguladores de satisfação de uma cidade. A presença de uma taberna e um museu evoluídos promoverá o crescimento da população e do rendimento de ouro.
Mais informações, consulte:
Abandonar Colônia
Se por ventura você vier a se arrepender de construir uma determinada cidade, seja por diversos motivos como colonizar o espaço errado, colonizar a ilha errada, etc. basta abandoná-la:
1. Vá à Câmara Municipal da colônia em questão:
2. Dentro dela, selecione a seguinte opção:
3. Será necessário confirmar o abandono resolvendo o CAPTCHA:
Lembrando que quando você abandonar uma colônia, você perde todos os recursos, os cidadãos, edifícios e tropas presentes nela. Vale lembrar também que o abandono é irreversível!
1. Vá à Câmara Municipal da colônia em questão:
2. Dentro dela, selecione a seguinte opção:
3. Será necessário confirmar o abandono resolvendo o CAPTCHA:
Lembrando que quando você abandonar uma colônia, você perde todos os recursos, os cidadãos, edifícios e tropas presentes nela. Vale lembrar também que o abandono é irreversível!
Créditos: GhostMan FAQ
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